quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Acervo

LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS traz 23 fotos inéditas do cineasta alemão WIM WENDERS. Até 9/01/2011.    
            WIM WENDERS
LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS            
            Período:
21 de outubro de 2010 a 16 de janeiro de 2011
Exposição de fotos inéditas do cineasta alemão Wim Wenders é um dos destaques da programação da 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Intitulada Lugares, Estranhos e Quietos, a exposição de Wenders acontece no MASP a partir do dia 21 de outubro de 2010, em cartaz até 9 de janeiro de 2011.
São 23 fotografias inéditas do cineasta, trazendo imagens de diferentes cidades ao redor do mundo: São Paulo e Salvador, no Brasil; Tóquio, no Japão; Berlim, na Alemanha. Fotografias de cidades de Israel, Armênia e Estados Unidos também fazem parte da exposição. As imagens serão exibidas em tamanhos que vão de   125 x 124 cm até 447 x  178 cm, no 1º andar do Masp.

DEUSES E MADONAS - A ARTE DO SAGRADO apresenta o universo do sagrado na cultura ocidental através de 40 obras de mestres dos séculos 14 ao 19. Em cartaz a partir de 15/10.      
            EXPOSIÇÃO DO ACERVO MASP
DEUSES E MADONAS - A ARTE DO SAGRADO
            Período:
15 de outubro de 2010 a 16 de janeiro de 2011
Uma obra-prima de um mestre do Renascimento e uma instalação do artista brasileiro contemporâneo Eder Santos são os destaques de Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado. São Jerônimo Penitente no Deserto, que o jovem Andrea Mantegna concluiu em 1451 e foi uma das principais obras na maior retrospectiva do autor, realizada em 2008 em Paris, no Louvre, está de volta ao MASP depois de restaurada pela equipe do museu francês. E O Julgamento de Páris, feita entre 1710 e 1720 pelo mestre do Rococó italiano Michele Rocca, recebe uma leitura contemporânea do videoartista Eder Santos, que recorreu à tecnologia dos televisores LED tridimensionais para mostrar sua versão sobre a obra de Rocca.
            Concebida pelo curador Teixeira Coelho a partir de 40 obras-primas do acervo do museu, a maioria do século 14 ao 19, Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado traz ainda El Greco (Anunciação, de 1600);  Delacroix (As quatro estações, c.1856);  Botticelli (Virgem com o Menino e São João Batista Criança, c.1490); Tintoretto (Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão, c.1546); Rafael (A Ressurreição de Cristo, 1499-1502), entre outras



SE NÃO NESTE TEMPO - PINTURA ALEMÃ CONTEMPORÂNEA 1989-2010 reúne 83 obras de 26 artistas, até 9 de janeiro de 2011 no MASP (Imagem: Daniel Richter, Phienox, 2000).
            SE NÃO NESTE TEMPO
PINTURA ALEMÃ CONTEMPORÂNEA: 1989-2010

            Período:
19 de setembro de 2010 a 09 de janeiro de 2011

A pintura produzida nas duas últimas décadas na Alemanha reunificada, pós-Muro, chega ao Brasil em setembro, em meio à Bienal Internacional de Arte de SP. Se Não Neste Tempo – Pintura Alemã Contemporânea: 1989-2010, especialmente concebida para o MASP pelo curador Teixeira Coelho e pela brasileira radicada na Alemanha Tereza de Arruda, traz 83 obras de 26 expoentes da arte produzida em Berlim, Leipzig, Dresden, Hamburgo, Düsseldorf, Munique e Karlsruhe.



Rosas num Copo, Jean-Baptiste-Camille Corot, é uma das obras do acervo MASP na exposição ROMANTISMO - A ARTE DO ENTUSIASMO, em cartaz a partir de 5/02/2010    
            ACERVO DO MASP
ROMANTISMO: A ARTE DO ENTUSIASMO

            Período:
A partir de 5 de fevereiro, sem previsão de encerramento, exposição do acervo MASP

Ao todo, 63 artistas estão na mostra, entre eles El Greco, Bosch, Turner, impressionistas como Gauguin, Van Gogh, Renoir, Monet e Manet e modernos e contemporâneos como Dali, Rodin, Matisse, Amélia Toledo, León Ferrari e Marcelo Grassmann. Neste link, veja a relação de artistas e obras em nove grupos propostos pela curadoria, integrada também pelo curador adjunto Denis Molino.
            A Natureza, o Corpo, as Paixões, a Paisagem Urbana, o Imaginário. Estes e outros temas caros ao pensamento contemporâneo norteiam Romantismo – A arte do entusiasmo, exposição que o curador Teixeira Coelho concebeu a partir do acervo do MASP para o ano de 2010. Ao todo, 79 obras-primas foram escolhidas e, divididas em nove seções, serão apresentadas ao público num painel que reúne alguns dos maiores gênios da pintura do final do século 15 aos dias de hoje. 
A mostra conta com o patrocínio do Banco PSA Finance Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.



A exposição OLHAR E SER VISTO exibe retratos e auto-retratos do Acervo do MASP, entre eles O Escolar, de Van Gogh       
            EXPOSIÇÃO DO ACERVO MASP
OLHAR E SER VISTO - RETRATOS E AUTO-RETRATOS

            Período:
A partir de 21 de julho de 2009 - sem previsão de encerramento, Acervo MASP

Olhar e Ser Visto celebra a arte do retrato e do auto-retrato do século XVI aos nossos dias. São telas, fotografias, esculturas, desenhos e gravuras, tornando possível perceber as diversas transformações na representação pelas quais a efígie passou ao longo dos anos. Nesta nova concepção da exposição - organizada em 2008 em comemoração aos 60 anos do MASP - o público tem a oportunidade de admirar 50 retratos e auto-retratos de mestres da pintura como Rembrandt, Van Gogh, Goya, Portinari, Velázquez, Picasso, Modigliani, entre outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário